É importante ressaltar, porém, que esses benefícios são atingidos quando o idioma é ensinado da forma adequada, por profissionais, com metodologia especializada e que tenham alguns cuidados:
- A habilidade de aprender uma nova língua é mais aguçada entre os 2 e 5 anos de idade e, conforme os anos vão passando, essa facilidade vai se perdendo. Portanto, a primeira infância é considerada a fase da vida ideal para se aprender línguas.
- A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, as aulas têm que ser lúdicas e ter um contexto compreensível.
- Para que aconteça de maneira natural, o aprendizado tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado natural aconteça.
- Para ensinar Inglês, não basta ser nativo ou fluente na língua. É importante envolver e motivar a criança, de forma que ela aprenda sem perceber.